Creche

DOS 12 AOS 36 MESES

São 4 salas , duas salas até aos 2 anos e outras duas dos 2 aos 3 anos de idade. Amplas, com muita luz natural e brinquedos “escolhidos a dedo”.

" A criança começa a viver no maravilho e único mundo do faz de conta "

A partir dos 12 meses de idade, a criança gosta cada vez mais de explorar o que a rodeia, de tirar e pôr objectos em recipientes. Precisa de grandes espaços para exercitar o andar, o correr, o subir, o descer, o saltar, o rodar, dar pontapés na bola, entre outros. Torna-se ágil a movimentar-se e a usar as mãos.

Gosta de imitar o adulto (jogo simbólico), as vozes dos animais, de fazer gestos. Quer comer sozinho e pouco a pouco aprende a segurar a colher correctamente, a mastigar – e aprenderá a beber pelo copo sem entornar.
A partir dos 18 meses, inicia-se o controlo dos esfíncteres. Esta deve ser uma hora alegre, divertida e de expectativa e, acima de tudo, com estímulo, a criança começará a controlar as suas necessidades.

Características da valência

É importante existir uma rotina, para que a criança saiba o que vem a seguir e se sinta mais segura e confiante.
Nesta idade, a criança não brinca sempre com o outro mas vai experimentando várias formas de estar com o outro – tira brinquedos, dá festinhas, morde, puxa cabelos e dá brinquedos. A sua palavra preferida é “Não”/ como forma de escolha, protesto, cooperação e de descoberta de limites. Gosta de dar ordens e ressente-se se os seus desejos não são satisfeitos de imediato, fazendo birras. Estas birras, são indicadores do começo da sua independência, da sua vontade de ser “GRANDE…”, o melhor é tentar não as valorizar, pois estas acabarão por desaparecer.

A criança necessita que os Pais, a Educadora e os outros adultos lhe transmitam e ajudem a compreender as regras simples, para que consiga crescer num clima seguro, onde ela se sinta confiante.
Esta vai tendo, cada vez mais capacidade para aprender noções de espaço e forma (grande, pequeno; dentro/fora; atrás/à frente, etc. …).
Já tem um imagem mental dos objectos e a sua linguagem terá um grande desenvolvimento, em parte, devido à curiosidade que não a deixa parar, fazendo com que utilize todos os meios que conhece para aprender mais do mundo.
Tem grande facilidade em aprender novas palavras (ainda com alguma dificuldade em as soletrar correctamente). A pouco e pouco, começará a formar frases.

Características da valência

É importante existir uma rotina, para que a criança saiba o que vem a seguir e se sinta mais segura e confiante.
Nesta idade, a criança não brinca sempre com o outro mas vai experimentando várias formas de estar com o outro – tira brinquedos, dá festinhas, morde, puxa cabelos e dá brinquedos. A sua palavra preferida é “Não”/ como forma de escolha, protesto, cooperação e de descoberta de limites. Gosta de dar ordens e ressente-se se os seus desejos não são satisfeitos de imediato, fazendo birras. Estas birras, são indicadores do começo da sua independência, da sua vontade de ser “GRANDE…”, o melhor é tentar não as valorizar, pois estas acabarão por desaparecer.

A criança necessita que os Pais, a Educadora e os outros adultos lhe transmitam e ajudem a compreender as regras simples, para que consiga crescer num clima seguro, onde ela se sinta confiante.
Esta vai tendo, cada vez mais capacidade para aprender noções de espaço e forma (grande, pequeno; dentro/fora; atrás/à frente, etc. …).
Já tem um imagem mental dos objectos e a sua linguagem terá um grande desenvolvimento, em parte, devido à curiosidade que não a deixa parar, fazendo com que utilize todos os meios que conhece para aprender mais do mundo.
Tem grande facilidade em aprender novas palavras (ainda com alguma dificuldade em as soletrar correctamente). A pouco e pouco, começará a formar frases.

 

Contacte-nos

Marque uma visita connosco

Contactos